sábado, 26 de novembro de 2011

História Chassidica: Três homens, Três destinos




Três homens, Três destinos

Certa vez, três homens - um pobre, um simplório e um solteirão, que era tanto pobre quanto simplório - foram até Elijah para pedir sua bênção.

O primeiro homem chegou ao profeta e disse: "Sou tão pobre que nem ao menos posso alimentar e vestir minha família. Por favor, tenha pena de mim, e dê-me sua bênção, para que eu me torne rico."

Elijah concordou em ajudá-lo, mas com uma condição: "Quando se tornar rico, o que com certeza acontecerá, deve prometer doar para caridade e partilhar sua fortuna com outros." O homem prometeu, e Elijah entregou-lhe uma moeda. "Esta moeda o fará rico" - assegurou o profeta. "Não se esqueça de sua promessa."

O segundo homem fez seu pedido: "A única coisa que mais desejo no mundo é ser um erudito de Torá. Por favor, ajude-me."

Elijah considerou válido o pedido, mas impôs uma condição: "Quando se tornar um erudito de Torá, deve prometer instruir até mesmo a pessoa mais simples que o procure para estudar Torá."

"Claro, eu prometo" - disse o homem. "Seria minha honra e privilégio ensinar meus irmãos judeus."
Elijah pegou uma folha de pergaminho sobre o qual estava escrito o alfabeto hebraico e entregou-a ao homem, dizendo: "Se estudar esta página certamente se tornará um grande erudito. Mas não se esqueça de sua promessa." O homem foi embora feliz, apertando o pergaminho junto ao peito.

Então o terceito homem aproximou-se do profeta. "Mestre, por favor, tenha pena de mim. Não sou mais jovem. Sou muito pobre e não muito inteligente. O pior de tudo" - disse o homem - "é que estou sozinho neste mundo, sem uma esposa. Mas não aceitarei qualquer mulher - desejo casar-me somente com uma mulher que seja sensata."
Elijah teve pena do homem. "Tenho a mulher perfeita para você. Porém, deve prometer que dará ouvidos à sua mulher em qualquer circunstância, todos os dias de sua vida." O homem concordou e Elijah levou-o para dentro da floresta. Entraram numa cabana na mata, onde estavam sentadas uma mulher idosa e sua filha. "Esta mulher é a esposa perfeita para você" - disse o profeta, apontando para a filha. Ambos concordaram e o casamento foi realizado logo em seguida.

Passaram-se dois anos, e Elijah retornou para verificar se os três tinham cumprido as promessas. Visitou primeiro a opulenta residência do antigo mendigo. Aproximando-se da imensa porta, viu um cartaz que dizia: "Entregas e mendigos na porta dos fundos." Elijah dirigiu-se à porta dos fundos e recebeu uma moedinha. "Gostaria de falar com seu patrão" - exigiu o profeta. 

"Isso não é permitido. Pode receber uma moeda e um pedaço de pão."
"Não" - insistiu Elijah. "Quero ver o dono da casa!"
"Pegue duas moedas e caia fora!" foi a curta resposta. Porém, Elijah não arredou pé. Na verdade, provocou tamanha confusão que os criados tiveram de chamar o dono da casa.

Elijah pediu ao homem uma soma mais substancial, mas este zombou do profeta. "Uma moeda deveria ser suficiente para você!" A cada vez que pedia, Elijah era rejeitado com mais violência.
"Vejo que você não me reconhece e que se esqueceu de sua promessa" - disse Elijah solenemente. Portanto, precisa devolver minha moeda."

"Ora! Acha que esta moeda idiota fez alguma coisa? Pode tê-la de volta, não vale nada." O homem devolveu a moeda, e em pouco tempo estava pobre outra vez.
Em seguida, Elijah foi visitar a grande yeshivá onde o simplório era agora um renomado erudito de Torá, e reitor da yeshivá. "Perdoe-me, Rabi, mas gostaria de aprender Torá" - disse o profeta ao grande homem.
"Já estudou o Talmud e todos os seus comentários?"

"Não, ainda não tive a chance de estudar, mas desejo muito aprender."
"Sinto muito, não tenho tempo para ensinar alunos iniciantes. Veja bem, sou chefe da yeshivá, e tenho coisas mais importantes a fazer!"

Elijah implorou ao homem, mas foi tudo em vão. O profeta, então, declarou: 
"Vejo que não me reconhece. E além disso, não manteve sua promessa. Precisa devolver meu pergaminho!"
"Este pergaminho é inútil!" riu-se o erudito. "Pode levá-lo." Nem bem o profeta tinha partido, e o chefe da yeshivá esqueceu tudo aquilo que sabia.

Tristemente, Elijah tomou o caminho até a cabana do casal, que estava casado por dois anos. A mulher viu Elijah e disse ao marido: "Jamais tivemos o privilégio de receber um convidado, e ali está um homem distinto que se aproxima. Vamos levar nossa vaca para o abate, para que possamos servir nosso hóspede de maneira adequada."

O marido não podia imaginar como conseguiriam se arranjar sem a vaca; extraíam seu magro sustento de seu leite. Não parecia algo sensato, mas ele concordou mesmo assim. "Se você acha que deveríamos, vamos preparar a vaca."

Elijah comeu e quando terminou, disse ao casal:
"Vejo que estão vivendo de acordo com a promessa, e sendo assim, tenho mais dois presentes para vocês - uma moeda e um pergaminho..."

Fonte:http://www.chabad.org.br/