terça-feira, 8 de novembro de 2011

Parashá Vayeira [Gênesis 18:1-22:24]- Pesquisa – Tradução – Adaptação: Yashar David - Moré



Parashá Vayeira
 [Gênesis 18:1-22:24]                                    
Pesquisa – Tradução – Adaptação: Yashar David - Moré


RESUMO:

            A parashá desta semana relata o momento em que Avraham estava sentado frente à sua tenda e à espera de algum visitante, depois de ter feito a sua circuncisão, à espera de cumprir a mitzvá de Guemilat Chessed.  Apareceram três visitantes a quem Avraham deu as boas vindas e agasalho.  Mas na realidade estes eram anjos, enviados pelo Eterno que encarnaram em corpos humanos e que vinham a cumprir certas missões neste mundo.  E assim um anjo informou Avraham que ao fim de um ano Sara, sua esposa, lhe daria um filho.  Sara riu-se no seu interior, já que aos noventa anos de idade, essa notícia lhe parecia inacreditável.  Hashem criticou Sara por ter duvidado, por não ter confiado com o seu coração na promessa que o Todo-poderoso lhe fez.  Depois outro anjo curou Avraham do mal esta que ainda sentia pela sua circuncisão. Ao terceiro dia o anjo deveria cumprir a sua missão de destruir as cidades de Sedom e Amorá (Sodoma e Gomora).  Mas previamente Hashem informou Avraham sobre este assunto e pediu ao Eterno que tivesse misericórdia dos habitantes dessas cidades, argumentando que os homens justos não deveriam ser eliminados com os perversos.  Hashem prometeu-lhe que não os destruiria se encontrasse pelo menos dez tzadikim.                               
            Os malachim foram a casa de Lot em Sodoma e aí os habitantes quando tomaram conhecimento da sua presença tentaram incomodar os habitantes e Hashem castigou-os provocando-lhes cegueira.  Os anjos informaram Lot que devia imediatamente abandonar a cidade com toda a sua família.  Lot duvidou mas os malachim pegaram nele, na sua esposa e nas suas duas filhas e levaram-nos para fora da cidade.  O Eterno derramou enxofre e fogo sobre as cidades de Sedom e Amorá destruindo assim toda a área.  Os anjos advertiram sobre o não observar o castigo que caiu sobre os habitantes mas a esposa de Lot desobedeceu a essa ordem e voltou-se para trás para ver a destruição e por isso foi convertida numa estátua de sal.    

            Depois Lot mudou-se para uma cova na montanha e nesse lugar as suas filhas deram à luz quem viriam a ser os fundadores das nações de Amón e Moav.                                                                                           
            Avraham mudou-se com a sua esposa para o Neguev, para a cidade de Guerar em Ber Sheva.  Declarou que Sara era sua irmã e esta foi levada para o palácio de Abimelech, rei de Guerar e Hashem castigou-o com doenças e apareceu-lhe num sonho e advertiu-o de que deveria devolver Sara ao seu esposo, caso contrário morreria. Avimelech depressa a devolveu a Avraham e por sua vez lhe deu muitos presentes.            Passado um ano, Sara teve um filho ao qual Avraham chamou Itzchak e circuncidou-o aos oito dias.  Este crescia e Sara sentia que Ishmael exercia uma má influência  sobre Itzchak.  Então pediu a Avraham que afastasse Hagar e ao seu filho: Avraham aceitou o logo que Hashem lhe indicou como deveria fazê-lo e também assegurou que Ismael seria o pai de uma grande nação.  Hagar e seu filho, deambularam pelo deserto e ali Ishmael estava sedento ao ponto de morrer.  Apareceu um anjo que indicou a Hagar um lugar onde milagrosamente havia água. Ishmael viveu em Parán e casou-se com uma mulher de Mitzraim.
            Avraham foi sempre um servidor do Todo-poderoso, tendo ultrapassado nove difíceis provas graças à fidelidade e devoção a Hashem.  Mas foi a prova número dez a mais difícil de todas, já que Hashem lhe ordenou que tomasse o seu único filho Itzchak e o oferecesse como sacrifício.  Avraham levou a cabo essa ordem na manhã seguinte, bem cedo, partindo para o lugar que o Eterno lhe indicara, numa montanha de Moriá.. Aí construiu um altar e atou Itzchak à madeira e no momento de tomar a faca para sacrificá-lo a voz de um anjo deteve-o indicando-lhe que não fizesse mal ao seu filho.  Depois Avraham encontrou um carneiro preso nos arbustos, sacrificando-o.  O Todopoderoso bendisse-o assinalando-lhe que os seus filhos (os Bnei Israel) seriam numerosos e que herdariam as cidades inimigas. 
Fonte: http://www.mesilot.org/pt/resumen/vayera.htm



Comentário Breslev  da Parashá!                                                                      

"E ele [Isaac] disse [para seu pai Abraão]: 'Aqui estão o fogo e a lenha, mas a onde [hebraico: Aiyay]? Está o cordeiro para a oferta" (Gênesis 22:7)

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            Nosso versículo é retirado da famosa história do sacrifício de Isaac, quando D'us, o Sagrado Abençoado Seja, ordenou a Seu servo fiel, Avraham, a oferecer seu  justo e amado filho. 
                O Zohar diz que cada letra, palavra e história na Torá, nos oferecem conselhos profundos em todos os aspectos da nossa vida. A perspectiva Zohárica, influenciou diretamente  a abordagem do Rebe Nachman e a forma como ele analisou e interpretou a Torah.
            Assim, ele sempre foi motivado a ir além das regras acadêmicas baseada exclusivamente na simples compreensão dos detalhes da lei. Certamente, o conhecimento e a prática dos detalhes da lei é essencial e sim, é um dos principais pilares do judaísmo, como está registrado no Talmud: "Raban Shimon ben Gamliel diz:"O mundo permanece em três princípios; verdade, justiça e paz" [Talmud: Avoth 1:18]. 
            No entanto, a vida não é em preto e branco, a muitas áreas coloridas. Focar os detalhes da lei é de suma importância, mas perceberemos que é necessário ampliar o foco. Pois além dos fundamentos, existe ainda a essência interior que é a alma da lei, que uma vez, revelada, traz uma nova motivação, despertando a alma para apreciação e compreensão plena da lei, com sua observância.
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Devemos descobrir  como encontrar D’US  em qualquer lugar ou situações da vida, agarrando-nos a Ele com toda força possível!

            O rei Salomão enfatizou que a Torá é mais do que um mero corpo de leis e deve ser estudada com profundidade, a fim de aplicar seus ensinamentos a todas as facetas da vida, para que realmente possamos encontrar D'us, como o verso diz: "Reconhece-o em todos os teus caminhos, [ou ações] e ele endireitará as tuas veredas.  [Provérbios 3:6]                                                                                                       
            Rabi Nachman enfatizou este caminho no estudo da Torá. Não podemos apenas estudar, para obter conhecimento religioso. O mais importante é descobrir, como encontrar D’us, o Sagrado Abençoado Seja, em todas as situações possíveis, criando uma ligação forte com Ele. O verso diz: "Você deve amar o Eterno, teu D'us, com todo o teu coração, com toda a tua alma, e com todos os seus recursos. "(Deut. 6:5)
            Rabeinu era capaz de desvendar um grande segredo em uma única letra, numa frase curta. Ele abria novos mundos de compreensão sobre D’us, o Sagrado Abençoado Seja, ele sempre extraía um conselho uma revelação!   
            No episódio do "Akaidah ", o sacrifício de Isaac, ele discorreu sobre uma frase curta: "Onde está o cordeiro para o holocausto [literalmente: aonde]?”
            Rabi Nachman desenrola, diante dos nossos olhos, um conceito novo e surpreendente de como D’us, o Sagrado Abençoado Seja, lida com o homem. Este ensinamento famoso, um dos mais importantes do rabino Nachman é conhecido como "Aiyay ", e será explicado no nível alegórico, divergindo de sua explicação literal.
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O CORDEIRO SIMBOLIZA ATRIBUTO DA MISERICÓRDIA DIVINA


                Nossa história se desenrola com Abraão e seu filho Isaac subindo o Monte Moriá, o futuro local do Templo Sagrado. 
                Isaac não sabia que D'us, o Sagrado Abençoado Seja, havia ordenado ao seu pai que lhe oferece-se como  sacrifício. Era óbvio para Isaac que Abraão estava subindo a montanha para oferecer um sacrifício, de algum tipo, até porque, Abraão estava carregando uma faca de abate e lenha, porém ainda faltava alguma coisa - o próprio sacrifício.  Intrigado, Isaac  perguntou a seu pai: "Onde está o cordeiro para a oferta?"
            Rashi nos diz que Isaac tinha 37 anos na época do incidente, mas nesta história, ele é referido como um "na'ar ", um jovem rapaz. 
            O "na'ar "é alguém que tem uma mente pouco desenvolvida e se refere a pessoas que não são sábias o suficiente para desenvolver um apego a D'us, o Sagrado Abençoado Seja.              
            A raiz e a essência da alma de Isaac estavam anexadas à parte no céu, no lugar de onde as energias espirituais rigorosas conhecidas como "din" se originam. Estas energias rigorosas causam limitação e confusão mental. Alegoricamente, Isaac representa alguém que propositadamente vive uma vida distante de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, e conseqüentemente, as experiências vividas são vazias e limitadas.
            Ele então percebe que há um grande vazio em sua vida sem D’us, o Sagrado Abençoado Seja, e que sua vida tornou-se, fútil vazia e que não valia a pena. E assim, naquele momento, quando ele subia a montanha com seu pai, ele desperta! Compreende que só iria preencher sua vida, o vazio de sua alma, se encontra-se D’us, o Sagrado Abençoado Seja. Assim, ele sobe a montanha espiritual das profundezas do pecado, começando sua jornada na busca de um D’us, o Sagrado Abençoado Seja, que parecia esta muito distante dele.


            Depois de subir uma parte do caminho até a montanha, ele percebe que, por causa de seus muitos anos de afastamento de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, ele se perdeu no caminho e não sabia qual o caminho que o levaria à D'us, o Sagrado Abençoado Seja, como o verso diz: "Busquei Aquele que ama a minha alma, busquei-o, mas não o achei" [Cântico dos Cânticos 3:1]                   
            E foi no desespero de querer encontrar D'us, o Sagrado Abençoado Seja, porém, sem saber como, ele grita bem alto... "Aiyay ha'seh ! le'o'law !" [Aonde está o cordeiro para elevação!]
            O cordeiro simboliza o atributo da misericórdia Divina, pois, como explicam os cabalistas, a lã de cordeiro, contém as propriedades da misericórdia espiritual – 0 rei David gritou muito:             "Desgarrei-me como ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos.” [Salmos 119:176]
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QUANDO UMA PESSOA chama por D’us DAs PROFUNDIDADES da impureza, ela conecta-se a uma LUZ INTENSA


            Rabi Nachman ensinou, que às vezes, quando uma pessoa se afasta de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, a queda pode ser muito grande. Devido ao número ou a gravidade de seus pecados, pode-se cair nas profundezas das forças do mal, tornando-se irremediavelmente confusa e distante da santidade. Quando chega a este estado a pessoa fica incapaz de perceber onde está D’us,  o Sagrado Abençoado Seja.
             Este tenebroso lugar é referido como “makomim ha'mi'tu'nafim” [os lugares imundos]. 
            Mas ainda  que seja quase impossível encontrar, ver,   D'us, o Sagrado Abençoado Seja, nestes lugares pérfidos, o caminho para livrar-se das forças do mal é a busca, é procurando D'us, o Sagrado Abençoado Seja,  mesmo em meio as profundezas do mal. 
            Deve-se desejar , clamar por Ele,  enquanto  estiveres nestes lugares imundos,   perguntando: “Aiyay m'kom k'vodo",  "Onde está o lugar da Sua Glória? [como posso encontrar o caminho que me leve  a D’us ?" (Kedusha Musaf Serviço de Shabat). 
            
Quanto mais escuro e mais sujo o lugar, maior é a luz de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, oculta neste lugar.

            A razão disto, é que a luz de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, contida nos lugares imundos é tão brilhante e intenso, que deve ser coberto por uma camada mais espessa de trevas. 
                Quando uma pessoa invoca por D'us, o Sagrado Abençoado Seja, das profundezas da impureza, ela  se conecta  à uma luz  intensa que está oculta nas trevas. Quando Hashem é invocado em meio a angustia, esta prece ativa e libera os níveis mais altos e mais intensos de luz para o mundo, que, até aquele momento, havia permanecido dormente e presa, coberta pela escuridão das forças do mal.  Então a pessoa descobre D'us, o Sagrado Abençoado Seja, nestes lugares imundos e se  conecta automaticamente a esta  grande luz , elevando-a ao mais alto nível de santidade. 
               

                Rabi Nachman chama isso de "uma queda orquestrado por D'us, cujo objetivo é a elevação da alma.”
            A queda era para despertar e empurrar a pessoa para desejar D'us, o Sagrado Abençoado Seja. 
                Quando uma pessoa deseja encontrar D’us, o Sagrado Abençoado Seja, de verdade, ela  imediatamente  ao encontra-Lo de liga a Ele. Este processo vem através do poder da palavra - "Aiyay”- Onde [Como já mencionado, cada letra e palavra hebraica controla as energias espirituais do universo, que indiretamente controla o universo físico. A palavra “Aiyay”, ativa todas as forças espirituais e físicas que ligam uma pessoa a D'us, o Sagrado Abençoado Seja, [ mesmo nas profundezas do esgoto espiritual]. Além disso, D'us, o Sagrado Abençoado Seja, joga a pessoa na escuridão a fim de que esta adquira  os filtros necessários para receber os níveis mais elevados e mais intensos da luz de D'us, o Sagrado Abençoado Seja,uma vez, que o individuo  não seria capaz de tolerar caso não passasse por esta dura experiência.
            O processo de “Aiyay” ocorre a todos, mesmo aos Tzadikim (santos), e a cada pessoa, dentro obviamente do seu  próprio nível. É por isso que Rabi Nachman ensinou que jamais  devemos nos desesperar . (II Lekutei Moharan 12)
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Como pode uma palavra tão simples, ser tão significativa?

            D'us criou o mundo através de dez expressões e se manifesta no mundo através dos vários aspectos da Criação, com base nestas dez palavras. 
                A criação traz a glória de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, manifestando e revelando sua presença. Assim, o versículo declara: "A terra inteira está cheia de Sua glória." [Isaías 6:3].
             Rav Nantan, ensina que a energia espiritual que está contida e ativada através da palavra “aiyay”, emana o mais alto de todos os níveis espirituais, nutrindo e sustentando todas as almas, mundos espirituais, e níveis mais baixos na Criação. Um poder ainda maior do que as dez palavras a partir das quais o mundo foi criado. 
                No relato da criação, no início do livro de Gênesis, a frase "E D'us disse ..." ocorre nove vezes, o que corresponde a nove das expressões da criação, que  vieram à existência. A décima forma vem da palavra, "bereshit ", a primeira palavra da Torá, ou seja,"No princípio ... " 
                Quando  lemos a palavra “bereshit”, [No Princípio], ela não inspira nenhuma revelação e não parece ser uma das dez expressões. O termo parece apenas determinar o tempo, da origem de tudo, nada mais. O fato da  palavra ser tão vaga, não indicando que ela está conectada a tudo na criação, visa mostrar que D’us, o Sagrado Abençoado Seja, não revela abertamente a Sua glória.
            Na verdade, a palavra Bereshit, está ligada às áreas da criação que falam sobre vida e morte.             Ela é composta pela preposição be “em”, “no”, vocalizada sem o artigo, e pelo substantivo reshit “começo, princípio, parte inicial”. A palavra reshit é formada por rosh “cabeça” e por “it”, que marca abstração.
            O termo reshit está intrinsecamente ligado ao termo seguinte, o verbo “bará.” Tenta-se explicar o verbo “bará”: cuja a raiz hebraica traz a idéia de “construir, talhar, formar” e, ainda, “separar, distinguir”. Isto corresponde  à teoria cabalística do Tzimtzum, ou seja, “contração” ou “diminuição”, “limitação” e “restrição”, lugares santos e lugares imundos, o inicio e o fim se fundindo em uma unidade absoluta.
            O mesmo acontece com a palavra “aiyay”, [aonde?] Porém, ela só é aplicável ao makomim ha'mi'tu'nafim” [os lugares imundos], quando a pessoa, que caiu lá, veio de um nível superior. 
                Rav Nantan disse que é impossível, avançar para o próximo nível espiritual, até que se experimente uma queda, que ative o poder de “aiyay”, conectando-se a um nível espiritual mais alto, associado com a palavra bereshit , que lhe proporciona a força espiritual e a resistência  que precisava para ir para a frente.
                Ora, a luz do próximo nível é demasiadamente brilhante, por esta razão para que o individuo possa suportar, em primeiro lugar, ele deve cair na escuridão, para adquirir os filtros necessários. A luz que ele adquiriu em virtude da sua queda, revive  a procura, [“aiyay”]  e refresca a alma, motivando-a a continuar procurando D'us, o Sagrado Abençoado Seja, em nível um superior. 
                Portanto,  Satã tenta enganar e desmoralizar a pessoa que caiu, mesmo os Tzadikim (santos) pensam que eles se tornaram impróprios e odiados por D’us, o Sagrado Abençoado Seja, devido à sua queda. 
                Esta é uma armadilha e, assim, Rabi Nachman ensinou que a queda,  que é orquestrado por D'us, o Sagrado Abençoado Seja, deve ser transformada em uma subida, pois, neste momento podemos  aproveitar o poder da “aiyay” gritando, aonde? Aonde Tu está?  [“aiyay”?] Mesmo que a queda já dure muitos anos e  você tenha atingido  o fundo.
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RAV NANTAN ENSINA QUE DEVEMOS nos agarrar  a D’us a cada experiência  


                Uma vez que D'us, o Sagrado Abençoado Seja, é infinito e abrange todas as áreas espirituais tanto da elevação como na queda, nós  devemos  nos  agarrar em D’us, o Sagrado Abençoado Seja, em  todas as experiências da vida, a fim de melhor compreendê-Lo. 
            Quando estamos em “alta”, nos sentindo bem perto de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, devemos servi-lo a partir deste aspecto, ou seja, devemos nos ligar às energias espirituais, que são derivadas a partir do versículo: "A terra inteira está cheia de Sua glória." [Isaías 6:3]
            Ou seja, envolver-se intensamente em atividades que abertamente a conectam a D'us e Sua glória, como a oração, o estudo da Torá as boas ações. Pois o cumprimento da Torá, revela a existência de D'us e Sua glória - neste mundo mais do que qualquer outra atividade. Este é o significado do ensinamento dos sábios, "A Torá dá honra e glória a D’us." Quando se observa e coloca em prática os ensinamentos da Torá, torna-se de fato, conectado a D'us, o Sagrado Abençoado Seja. 
                No entanto, existe um aspecto negativo no momento de alta espiritual, e devemos ter cuidado com isto. Pois quando desejamos ardentemente fazer a vontade de D’us, o Sagrado Abençoado Seja, corre-se o risco de desejar  mesclar a nossa natureza, com a de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, anulando completamente a alma e o corpo,  e isto, pode levar a uma perda de identidade e uma incapacidade de realizar a função neste mundo. E D'us, o Sagrado Abençoado Seja, não quer isso. 
                Portanto, D'us, o Sagrado Abençoado Seja, sempre vai conduzir a pessoa  materialismo, a fisicalidade pura e grosseira, para sua própria segurança e saúde, obrigando-o a fazer outras atividades, como sair para ganhar a vida e atender a suas necessidades físicas. Quando uma pessoa é forçada a cuidar de suas necessidades físicas e fazer atividades mundanas por um período prolongado de tempo, ela desenvolve uma sede nova de D'us, o Sagrado Abençoado Seja. 
            Então no momento certo “aiyay”, a segunda fase, a pessoa se vê obrigada a procurar D'us, o Sagrado Abençoado Seja, novamente. 
                Assim, o Talmud ensina: "A paralisação do estudo da Torá [às vezes], faz com que ele [o estudo da Torá] seja preservado." 
            Além disso, o Talmud ensina: "Raban Gamliel, filho do Rebe Yehudah Hanassi, diz:"o estudo da Torá é bom em conjunto com uma ocupação, o esforço de ambos em conjunto, faz o pecado esquecido [aludindo ao ensino, que se deve servir a D'us, o Sagrado Abençoado Seja, tanto com elevação espiritual como em queda espiritual, que abrange ambas as extremidades do aspecto infinito de D’us, o Sagrado Abençoado Seja." [Talmud: Avoth 2:2].
            Devemos trabalhar, estudar e lidar com o mundo externo a fim de temperar a nós mesmos, ligando a extremidade inferior do aspecto espiritual a D'us, o Sagrado Abençoado Seja, mantendo nossa saúde física e identidade pessoal. No entanto, lidar com a extremidade inferior do aspecto  espiritual é potencialmente muito perigoso, pois podemos ficar presos pelas forças do mal. Sobre isto está escrito;  " Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as .... E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder...”  (Deut. 8 :12-14)
            O local de trabalho é onde as forças do mal não falham. Muitas pessoas se afastaram de D’us por causa das demandas e do envolvimento com seu trabalho, e vida secular. Porém o individuo deve trabalhar, pois do contrario não poderia, nem se sustentar e nem manter o equilíbrio. O que pode ser feito para resolver este paradoxo ? O Talmud, portanto, ensina: "Faça o seu estudo de Torá uma prática fixa e sua ocupação uma prática temporária..."
            Isso significa que seu objetivo principal e prioridade na vida deve ser conectar-se a D'us por meio do estudo e prática da Torá, enquanto o seu trabalho deve ser apenas um meio para um fim, permitindo que você use o dinheiro ganho, para servir a D'us, o S . Instilar valores Torá em sua mente, através de estudo diário fixo e prática provoca um a sede de e buscar a D'us quando ele está no local de trabalho. Este faz a pessoa se aproximar de D’us, o Sagrado Abençoado Seja.
            No entanto, se uma pessoa não tem uma programação diária que inclui o estudo da Torá  e a prática dos preceitos, ele tenderá a esquecer-se de D’us, [chas v’shalom] que Ele não permita!
            Pois o secular “puxa”, o individuo para baixo, e o estudo diário da Torá é a única proteção, contra a queda e o afastamento de D'us, o Sagrado Abençoado Seja.
            Devido às influências do mundo secular, podemos facilmente distinguir entre o comportamento de um homem que trabalha, e que estuda diariamente e aquele  que não, o céu nos proteja!
            Em resumo, Rav Natan diz, que para encontrar D’us, o Sagrado Abençoado Seja, devemos ter o equilíbrio, isto é,  conectar-se a D'us, o Sagrado Abençoado Seja,  ir para o trabalho, porém  estando envolvido  diariamente com o estudo da Torá e a prática. Isso ativa o poder da “aiyay” e, em seguida, "A terra inteira está  fica cheia de Sua glória." [Lekutai Halachoth: Choshen Mishpat: Hilchoth Ge've'os Chov May'Ha "Yi'somim 3:1-3].

 

MESMO um pouco de devoção, também é muito importante para D’us

            Rabi Nachman uma vez falou sobre aqueles que não se dedicam intensamente a  D’us, o Sagrado Abençoado Seja.
            Ele disse;  “Mesmo  aqueles que dedicam um pouco de tempo para D’us, também são muito queridos por Ele.” Porque está escrito: "Você [os judeus] capturaram o meu coração [de D’us] com um de seus olhos." (Cântico dos Cânticos 4:9). D'us está falando com o povo judeu, relembrando a data em que aceitaram a Torá. O Talmud pergunta por que o versículo diz: "com um de seus olhos." Ele responde, que o outro olho já estava no Bezerro de Ouro "(Talmud: Shabat 88b) - Mesmo quando Israel aceitou a Torah, já estava dentro de sua consciência desviar-se de D’us, porém ainda assim, o curto período de tempo que eles estavam perto de D'us, era muito  precioso para Ele, portanto, D'us disse: 'Você capturou meu coração com um dos seus olhos ". (Sichoth Harã 123)
            


        Mesmo depois de ter caído, podemos encontrar D’us, o Sagrado Abençoado Seja!

             O Maguid de Mezrich (discípulo do Baal Shem Tov) ensinou que quando o filho de um rei está em um lugar de sujeira, o rei mesmo vai para aquele lugar, por causa do amor que tem  por seu filho. (Maguid Devarav Le Yaakov 40)

HISTÓRIA

            Mencionamos anteriormente que apesar de uma pessoa pecar,  D'us, o Sagrado Abençoado Seja, se volta para ela, não importando o que ela tenha feito de errado.
            Muitas vezes, quando um homem decide se arrepender, ele se sente  perdido e não sabe o que fazer e nem por onde  começar. A seguinte história verídica mostra que qualquer pessoa pode facilmente se arrepender:


Como retornar para D’us?

            Um homem certa vez veio ao Rebe Yisrael de Rizhin e disse: "Eu pequei e quero arrepender-me." "Então por que você não se arrepende?" Perguntou Rebe Yisrael. O homem olhou com surpresa e disse; "Eu não sei como me arrepender, o que devo fazer?", perguntou ele. "Bem, quem te ensinou a pecar?" Rebe Yisrael perguntou. "Ninguém...eu mesmo pequei", respondeu o homem.
         Disse o Rebe; "Então... porque agora para se arrepender, você precisa de alguém? 
         O Baal Shem Tov ensinou, que devemos sempre estar ciente, do fato de que tudo no mundo está cheio de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, como está escrito: "Eu não encho o céu e a terra?" (Jeremias 23:24) Tudo que é criado através do poder dos pensamentos do homem é  por fim plano de D'us. Mesmo as coisas mais triviais são resultados da providência de Divina.
         Quando você se tornar consciente disto, você vai perceber que não importa se ou não os seus planos saem da maneira que você deseja. Você não vai ficar irritado ou angustiado quando você for mal sucedido. Você deve entender que é da vontade de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, que Ele sabe o que é melhor para você.
         Se D’us, o Sagrado Abençoado Seja, decidiu que isto ou aquilo é o melhor para você, Ele certamente o ajudará a alcançar o sucesso, mesmo em questões espirituais.
         A falta de sucesso em qualquer coisa, indica que não era a vontade de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, para que você.  (Sefer Baal Shem Tov: Miketz II)

Hitbodedut


Se aproximando cada vez mais de D’us!

         Rabi Nachman ensinou, que assim como recitar as orações diárias contidas no livro de orações é uma obrigação, devemos também falar com Hashem [hitbodedut], assim como nós confiamos no nosso melhor amigo: em reclusão, na linguagem e estilo com o qual nos sentimos mais confortáveis.

             Este ensinamento baseia-se no conselho de nossos sábios, só para citar duas fontes: "Rebe Yitschac disse: “Por que eram estéreis nosso antepassado, porque desejava Hashem as orações dos justos?'." (Talmud: Yevamot 64a) "Hashem procura outra coisa do que ouvir as orações de Israel?” (Tehilim 116:1 Midrash). 

            Há momentos em que me sinto tão comovido com a doçura e a simpatia da Torá e os ensinamentos dos Tzadikim, que fico cheio de um desejo sincero de fazer nada mais a não ser, seguir seus conselhos e realizar tudo o que me dizem... Mas depois, com o passar do tempo, infelizmente acabo esquecendo e fracasso em meu desejo.
            Todos esses problemas de esquecimento e fraqueza são resultado da influência do materialismo excessivo em nossas vidas. Se fossemos mais espirituais, seriamos capazes de elevar-nos acima do tempo e de tudo.
            É por isso que somos tão propensos ao esquecimento, que é causado por estar sob o domínio do tempo ao invés de acima dela.
            Por isso devemos apelar para que  Hashem tenha piedade de nós e nos ajude a colocar todos os ensinamentos sagrados da Torá em prática. Isto em si vai trazer-nos a verdade, a fé e oração perfeita, e para o reino de milagres, que está além da natureza e além do tempo. Então seremos capazes de desenvolver uma memória poderosa para tudo que é santo.                
            Veja em (I Likutei Tefilot 7) Volume 3, Issue 4.