segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Teshuvá - O grande obstáculo Parte1 (Por HaRav Shalom Arush)




Teshuvá - O grande obstáculo




Por: HaRav Shalom Arush

Traduzido para o Português Por: Gabriel Yosef Ben Yashar


Mesmo quando o marido quer crescer em sua observância religiosa e sua esposa está em seu caminho, paz no lar vem em primeiro lugar, pois é primeira obrigação do marido. Em tal situação, ele deve realmente fazer tudo que pode para mostrar-lhe mais amor e melhorar o relacionamento em todos os sentidos.Se ele mantém a paz e vive feliz com sua esposa, ela vai estar aberta à sua influência. Pela paciência oração, e discussão respeitosa, ele vai ser capaz de fazer progresso espiritual e para elevar seu lar também.

Não importa o quanto ele pode ser inspirado, e no entanto ele está animado para passar sobre sua inspiração para sua esposa, ele deve ter cuidado para manter a paz. O marido deve evitar comentar com ela sobre qualquer coisa que ela pode estar fazendo isso não está em consonância com a legislação e se abstenham de tentar forçar suas opiniões sobre ela. Ele deve mesmo estar disposto a ceder algumas de suas ambições para o Enquanto isso em prol da paz com ela.

Mesmo que ele tem de admitir algumas metas por um longo tempo, ele deve ser paciente. Este longo caminho vai acabar sendo o caminho mais curto para uma vida de felicidade e paz. O caminho curto de forçar a outra pessoa imediatamente aceitar opiniões de alguém, acaba como um longo caminho, que nunca leva a um final feliz.

No decorrer dos anos que eu venho trabalhando com a paz interna que eu vi este claramente centenas de vezes. Aqui está um caso:

Um estudante que tinha sido cada vez mais forte na Torá e mitsvot se aproximou de mim com um pedido estranho: "Querido Mestre, abençoa-me que eu deveria se divorciar de minha esposa!"

Eu o conhecia bem, e sabia que ele tinha uma boa esposa. Fiquei chocado e perguntou-lhe - "Por quê? Para quê? Que grande falha que você encontrou em sua esposa? "
Ele me respondeu: "Rabi Olha, eu me tornei muito forte e quero viver uma vida Ortodoxa em todos os sentidos, e minha mulher só não me entende em tudo. Ela não quer mudar e não comprometer-se a lei religiosa. Argumentamos constantemente.Por exemplo, eu estou tentando educar as crianças pelos caminhos da Torá e ela não suporta isso. Eu quero que ela vá para palestras Torah, e ela não concordar. Em suma - no entanto eu tentar fortalecer-la, e não funciona. Ela é um obstáculo no meu progresso, da maneira que eu quero servir Hashem. Eu não vejo nenhuma opção a não ser para repudiá-la e rezar para que eu vou encontrar uma mulher cujos desejos e ambições são as mesmas que a minha. "
Perguntei-lhe: "Meu filho, você tem emuna?"
"Claro", respondeu ele.
"Então se você tem emuna, por que você deve divórcio a sua esposa? Emuna é a oração - todos os dias rezar por 10 minutos e pedir Hashem para incutir no coração de sua esposa o desejo de cumprir o seu caminho e ser uma ajuda para você. Apenas mostrar-lhe um rosto feliz e agir amorosamente com ela, e eu prometo que em pouco tempo ela vai ficar mais forte sozinha e até mesmo ofuscar a serviço de Hashem. "

Ele respondeu: "Mas, caro Rabi, ela apenas não quer se arrepender, ela só quer este mundo material. A mulher deve seguir o seu marido! Ela simplesmente não é a minha mulher verdadeira, caso contrário ela estaria ficando mais forte comigo. "

Eu disse-lhe: "Na minha opinião, você está sendo impaciente.Você deve acreditar que todos os obstáculos que você tem são do Céu, para que se ore para cada ganho de espiritualidade. É o céu que está impedindo-o, para que você faça um crescimento gradual e não ir muito longe e muito rápido. Você acha que sua esposa está obstruindo você? Hashem é a obstrução para seu próprio bem, de modo que você deve alcançar cada etapa de crescimento através de muita oração e progredir lentamente em etapas. O progresso pode ser lento, mas vai ser saudável. O que quer que alcançar sem orações e sem preparação adequada é muito prejudicial. "

Você diz que você é um homem de fé? Então acredito que se Hashem quer que você alcançar algo, Ele dará a você, e ninguém no mundo pode pará-lo. Você acha que sua esposa é seu obstáculo, mas a verdade é que você ainda não têm a preparação espiritual para viver do jeito que você quiser. Você precisa de mais trabalho.Dizem nossos Sábios (Avot 2:4) "Anular sua vontade antes de Sua vontade, para que Ele vai anular a vontade dos outros antes de vocês." Se você realmente anulou-se a vontade de D'us, Ele irá anular sua esposa ao seu, para isso é uma regra explícita da natureza tal como expresso no Mishna. É proibido para você pensar que sua esposa está prendendo você, porque não existe tal coisa que alguém - além de Hashem -. Que pode retê-lo, uma vez que não há nada além d'Ele "
Tentei falar com seu coração, desta forma, mas ele não estava interessado. Ele queria incêndio em frente e levar uma vida ortodoxa com uma mulher ortodoxa. Em sua mente, não havia chance de que sua esposa jamais se arrepender. Ele começou o processo de divórcio.

Eu estava muito preocupado com isso e tentei mais uma vez fazer ele parar de dar este passo apressado. Eu implorei para ele, "Não é uma pena perder uma esposa tão boa? Você construiu uma casa juntos e já passou por muita coisa juntos. Você tem filhos juntos. Tudo em tudo ela é uma boa mulher que não o impede de fazer o que quiser. Ela não interfere em sua vida. Você aprende, orar, visitar os túmulos dos justos, e assim por diante. Seu único problema é que ela não está ficando mais forte, que seu caminho não inspirá-la. Nesse caso, orar por ela! Certamente você deve ser grato a ela por todo o bem que ela fez por você e amá-la por isso. Você deve rezar para que seu caminho deve inspirá-la também, e isso também vai ter um efeito sobre os seus filhos, que também será inspirado também. "Ele não queria ouvir.

Pensei no meu coração: "Este homem é inteiramente egoísta. Ele só quer cumprir seus próprios desejos e desejos e não se importa com tudo sobre sua mulher e filhos. Tenho certeza que um dia ele vai pagar por sua arrogância. "
Tentei mais uma vez influenciá-lo, "pelo menos pensar sobre os filhos, eles serão muito maudosos  se você se divorciar, e você vai perdê-los completamente. Para eles é um insulto terrível que você está se divorciando de sua mãe e vai se casar com outra mulher.Escuta-me: em vez de orar por um divórcio e encontrar uma esposa que se adapta à sua nova agenda, rogai por sua esposa e filhos, e dá-la com amor generoso. Não se divorciar em hipótese alguma. Pode parecer que você está admitindo em coisas, mas na realidade você vai muito mais mérito se você aceitar a providência de D'us e manter a paz. "
Ele queria o divórcio, e nada mais.
   
Continua na Parte 2!