quarta-feira, 28 de março de 2012

Inédito-Kitzur Likutei Moharan (LM I # 60) - Em Português


A Redenção do Povo judeu depende do estudo do Likutey Moharan!

Leilui Nishmat Margalit bat Abraham



Tradução e Adaptação: Moré Yashar David

(Likutey Moharan I # 60)

4.
Existem vários tipos de "graça enganosa" que as pessoas colocam em evidência.

Pela beleza exterior - Na maneira que você come (e o que come) - Como você se relaciona com outras pessoas.

Cada atividade tem seu próprio tipo particular de “graça enganosa” ou postura.

Tem aquele que está preso a esta falsa graça, quando não se controla, deixando dominar-se pelo desejo de desfrutar da beleza vã das mulheres - [isto é, a falsa graça e o desejo] que estão interligados, como expresso no verso ", A graça é enganadora e a beleza é vã "(Ibid., 31:30).

Além disso, como resultado desse desejo, a pessoa cai na miséria, porque está escrito: "Não deseje sua beleza (de uma mulher) em seu coração ... uma vez que devido a uma cortesã,(mulher que usa sua beleza para adquirir luxo e vida fácil) seu fim será carecendo até mesmo de pão "(ibid., 6:25-26).

Este é também o sentido do verso, "A riqueza diminui devido a vaidade" (Ibid., 13:11) - isto é, a riqueza da pessoa diminui devido ao desejo e a vaidade da beleza. Por outro lado, o sentimento de temor de Deus é a antítese disso, como está escrito: "A graça é falsa e vã é a formosura, mas a mulher que teme a Deus é digna de louvor" (Ibid., 31:30 .)

Assim, pelo temor de Deus a pessoa se salva de desejar a graça e a beleza vã e enganosa que leva a pobreza. Em vez disso, ele merece uma riqueza sagrada, que é o pré-requisito para atingir a contemplação da Torá.

5. A capacidade intelectual para atingir a contemplação depende, principalmente, da umidade e os óleos encontrados no corpo. A respiração é a principal fonte de vitalidade da pessoa e ela é interrompida pela paixão sexual e pelo desejo de apreciar a beleza vã das mulheres (veja mais na lição de Likutey Moharan).Como resultado deste distúrbio na respiração, a umidade do corpo seca e danifica a capacidade mental e intelectual para a contemplação. É por isso que o desejo sexual produz loucura, como você sabe.

O mesmo se aplica a pessoa que, embora não seja insana, é afetada por uma falha grave ou interrupção em seus estados mentais e emocionais. Este é o resultado do desejo sexual, que seca a umidade e os óleos corporais, arruinando a mente.

6. O temor completo a Deus, consiste em três elementos, cada um dos quais contém três partes constituintes.

O primeiro componente é o temor do Céu que é alcançado contemplando a grandeza do Criador usando a sabedoria e o poder analítico [ie, Chochmá, Binah e Daat]. Esses três aspectos da faculdade mental deve estar cheio do temor a Deus.

O segundo componente o temor e a reverência ao seu Rav, obtido a partir dos ensinamentos que você recebe dele. A pessoa também deve expandir este temor para as três partes constituintes do estudo da Torá - porque a Torá é descrita como "uma educação tripartite" (Shabbat 88a).

O terceiro componente do temor é a reverência ao pai e a mãe, expandindo também este temor ao aspecto de; "Casa e riquezas são herdadas de seus pais" (Provérbios 19:14). Em outras palavras, a pessoa deve deixar também que o temor a Deus infunde suas riquezas em três partes constituintes, que são a "herança dos pais" - como foi explicado na instrução, "Deve-se sempre dividir seu capital em três partes - um terço investir em terras, um terço em negócios (variar o investimento), e o restante deve ficar em sua própria mão "(Bava Metzia 42a).