domingo, 1 de abril de 2012

Kitzur Likutey Moharan (LM I # 57/58) 7-8/1-5 - Em Português


A Redenção do Povo judeu depende do estudo do Likutey Moharan!
Leilui Nishmat Margalit bat Abraham

(Likutey Moharan I # 57/58) 7-8/1-5

Tradução e Adaptação: Moré Yashar David




7. Comer no Shabat é extremamente valioso e sagrado. Isso ocorre porque o alimento ingerido no Shabat torna-se absoluta santidade e divindade, sem mistura de qualquer impureza. O outro lado não tem nenhuma parte na refeição do Shabat. O comer (no shabat) é totalmente santo. Através da refeição de shabat a ira é anulada e "todas as forças da ira fogem e desaparecem completamente" (esta passagem do Zohar é recitada durante o serviço na noite de sexta-feira). Então, tudo é amor e paz.           


8. Jejuar durante a semana e comer as refeições de Shabat é o suficiente para anular, eliminar todos os inimigos. Mas para obter abundância de paz, também é necessário dar muita caridade. É por isso que no dia de jejum é necessário fazer caridade, como nossos sábios de abençoada memória disseram: "A recompensa do jejum é a caridade que você dá" (Berachot 6b). 
Da mesma forma, deve-se fazer caridade aos pobres (judeus) para que eles possam suprir suas necessidades no shabat ou, alternativamente, se deve convidá-los para comer no shabat.
Então você será digno de paz abundante - isto é, merecerá "a paz com a boca". Bem, às vezes não a paz com a "boca". Isto significa que você pode ter  paz em seu convívio com as pessoas, mas ainda não fala, com elas. "Eles não podiam falar pacificamente com ele" (Gênesis 37:4). 
Mas a refeição de shabat, junto com a caridade que você dá, promove a paz  alcançada também com a "boca". Esta é paz total - ou seja, quando as pessoas se falam entre si, conforme descrito no versículo, "Pelo amor de meus irmãos e meus companheiros, eu vou dizer: 'A paz esteja convosco" (Salmo 122:8).
Uma vez que a boca é aperfeiçoada devido a grande  luz  que emana das refeições de shabat.      


 1 Nisan
        

58 - "Três surgem de um" (Zohar I, 32b)         

1. O verdadeiro tsadic, é possuidor de um conhecimento perfeito, (o tsadik) se identifica com Moisés. 
O Tzadik encarna os três Patriarcas, de modo que ele evoca os três tipos de influências de riqueza, ou seja, comida, bebida e roupas, que são um paralelo do Maná, do manancial e das Nuvens de Glória [que cumpria estas três funções quando o povo judeu estavam no deserto]. 
O Tzadik constantemente lutar as guerras de Deus contra as forças do mal Haman-Amaleque, que são o resultado do dano à sexualidade. O Tzadik cancela estas forças, bem como todos os inimigos que perseguem os membros mais fracos do povo judeu.  Ele fortalece a essas pessoas e as envolve no servir a Deus, levando-os a pureza sexual.     


Como resultado disto, o Tzadik merecem uma dupla porção - ou seja, uma "porção dobrada" no shabat, com a qual o tzadik tem o mérito de trazer revelações novas e originais da Torá, duas vezes mais elevados do que aquilo que é comumente ensinado. Além disso, torna-se digno de trazer a cura física e espiritual. 
Com isso, o mundo acorda para o arrependimento motivado pelo amor. Toda a geração de indivíduos piedosos são então curados das aflições que têm sofrido e tornar-se respeitáveis aos olhos dos outros. Cada um, de acordo com seu próprio nível de devoção e beleza atraem  sobe si a estima das pessoas (que o vê). E de acordo com a proeminência  e o respeito que eles recebem, cada um na medida de sua devoção, se torna digno de receber novos ensinamentos da Torá - isto é, a Torá oculta que o Tzaddik revela no shabat. 


2. Existem três formas essenciais de  reter o conhecimento (mediante o qual se evocam os três tipos de abundância). 
- Primeiro, é necessário transmitir conhecimentos aos outros e trazê-los sob as asas da Presença Divina.
- Segundo, o medo do pecado deve preceder a sabedoria. 
- Terceiro lugar deve ser tomar cuidado para revelar a sabedoria, a fim de evitar provocações (agressão ao intelecto das pessoas). Pelo contrário, as palavras têm de estar sob o disfarce "As palavras dos sábios acham graça" (Eclesiastes 10:12). 
Então, através do conhecimento, a pessoa é digna de alcançar todas as coisas que discutimos acima.           


3. Esse sábio que proporciona uma porção dupla, em outras palavras, uma dupla porção da Torá - ele faz através do Shabat. Pois o Shabat dá a sua riqueza em todos os níveis e brilha com suas luzes, trazendo cura física e espiritual.


* Dado que o Tzadik é também o "Shabat de cada dia."       


4. Ao anular a força impura de Amaleque, que se identifica com o dano a sexualidade alcançando a pureza sexual, a pessoa torna-se digno do Shabat. Então o shabat entrega a sua riqueza de todos os outros mundos espirituais. Pela luz irradiada pelo Shabat, o mundo acorda para o arrependimento motivado pelo amor e se obtém o acesso a tudo descrito acima.   


5. Quando os indivíduos de uma geração não guardam a boca, tornam-se incapazes de receber o shabat da maneira descrita acima. Isso ocorre porque no Shabat é necessário guardar a fala, como está escrito, "...ou falar sobre assuntos mundanos" (Isaías 58:13).
Então, (o individuo incapaz de guardar a boca) arruína (obstrui) para ele o brilho do arrependimento e, conseqüentemente, quando os piedosos da geração recebem destaque e de honra, eles também sucumbem ao orgulho, que é equivalente ao exílio da Presença Divina. 
Assim, a geração piedosa, deve pensar cuidadosamente sobre a honra e  o destaque que tem, para não cair no orgulho e na soberba, Deus nos livre.





“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”

 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte