quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aonde D'us Está? - Preciosos Ensinos de Rabeinu Nachman

Aonde D'us Está?

Tradução e adaptação por:
Gabriel Yosef Ben Yashar

D'us está em todo lugar

A terra inteira está cheia da glória de D'us. Nenhum lugar é desprovido de D'us, que preenche todos os mundos e transcende todos os mundos. Portanto, mesmo aquele cuja ocupação envolve contato com os não-judeus,e ele não serve a D'us com devoção,ele não pode usar como desculpa "estou constantemente rodeado por materialismo grosseiro". A santidade pode ser encontrada em todos os lugares, em todas as coisas materiais e até mesmo nas línguas das nações. Sem santidade ninguém poderia existir.É por isso que quando descemos de nível, a santidade se torna cada vez mais "contraída" e velada em muitas pessoas.


Assim, mesmo se você está afundado no poço do mal no mais baixo de todos os níveis, mesmo que você acredite que está tão longe de D'us que é impossível se aproximar novamente, você ainda pode encontrar santidade no próprio local de que você tenha se afundado. Lá também você pode ligar-se a Ele e se arrepender de todo o coração. Mesmo lá, D'us não está longe. Acontece apenas que lá os véus são mais grossos.
Likutey Moharan I, 33

A glória de D'us brada em todas as coisas, pois "Toda a terra está cheia de Sua glória" (Isaías 6:3). Até mesmo as nações falam da glória de D'us,porque  assim é dito: "as nações falam de Sua glória!" (Salmos 96:3). Sua glória se reflete até mesmo em seus contos e histórias.


A glória de D'us clama, chamando você para se aproximar. Porque D'us quer que você se aproxime dele com todo o Seu amor e bondade.


Às vezes suas orações se tornam como chamas e as palavras fluem de seus lábios com fervor e desejo ardente. Esta é a própria luz de D'us dentro de você, te chamando para se aproximar. Sua paixão ardente é uma centelha da essência do próprio D'us - para "Ele é o vosso louvor, Ele é o seu D'us" (Deuteronômio 10:21). O próprio D'us é o seu louvor e oração.Às vezes você pode, literalmente, rezar diante do próprio D'us.


E mesmo quando D'us se retira e parece muito longe, você ainda deve rezar para Ele. Você deve realmente lançar suas orações, jogá-las em direção a D'us mesmo longe, como se diz: " Lança o teu fardo sobre D'us "(Salmos 55:23). "Feliz é o homem que sabe como lançar flechas "( Zohar Tikkuney ). Estes "flechas" são as orações que devem ser lançadas em direção a D'us.
Sichot Haran # 52

A ocultação dentro da ocultação

Não há nada no mundo que não contém santidade, no entanto,ela pode estar escondida. Existem dois níveis de ocultação. A primeira é a ocultação simples, a segunda é a "ocultação dentro da ocultação".


Quando D'us está escondido apenas no primeiro grau de ocultação, certamente pode ser difícil de encontrá-Lo. No entanto, com grande esforço e busca, é possível, porque pelo menos você sabe que D'us está escondido de você. No entanto, no segundo grau "ocultação dentro da ocultação", o fato de que D'us está escondido é em si mesmo. A pessoa não tem nem idéia de que D'us está escondido dela. Por isso é muito difícil encontrá-lo.


A Santidade fica escondida como resultado do pecado. Quando uma pessoa comete um pecado e, em seguida, repete ele, o pecado torna-se admissível em seus olhos, e é isso que faz com ela caia ainda mais. Quanto mais os pecados da pessoa, quanto mais fundo ele cai na "ocultação dentro da ocultação". No entanto, mesmo na "ocultação dentro da ocultação" A Santidade está presente, porque sem ela Sua força de vida no mundo não poderia existir.


Através da devoção no estudo da Torá você pode romper todos os véus e revelar a presença de D'us, mesmo quando a "ocultação dentro da ocultação" é mais intensa. Por fim, o grito incessante da Torá é ouvido: "Até quando, as pessoas imprudentes, vão continuar amando o descuido?" (Provérbios 1:22). No final, você será capaz de retornar a D'us, independentemente de onde você caiu.
Likutey Moharan I, 56



“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte