segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Segredo da Teshuvá - Parte 2 - Preciosos Ensinos de Rabeinu Nachman!

O Segredo da Teshuvá - Parte 2
Tradução - Adaptação por:
Gabriel Yosef Ben Yashar



Quão precioso é um suspiro!

Quão precioso é o suspiro de um judeu!
O mundo foi criado através da respiração, que é o espírito de vida: ". E através do sopro da sua boca foram criados todos os seus exércitos" (Salmos 33:6). A renovação do mundo também será através da respiração: "Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra" (Salmos 104:30). A respiração também é a vitalidade do homem, a sua vida depende da respiração. "E Ele soprou em suas narinas o espírito da vida" (Gênesis 2:7).




A vitalidade é essencial, mas depende da respiração. O espírito de vida mantem vivo o corpo. O suspiro é uma longa respiração. Portanto, quando uma pessoa está doente e suspira sobre o que lhe falta, ela chama o espírito de vida que está faltando, porque a causa principal da doença é a ausência do espírito de vida.


Mas de onde vem o espírito de vida? Saibam que nós recebemos o espírito essencial da vida do Tzaddik, o líder da geração. Isso ocorre porque o espírito de vida principal, vem da Torá, pois "o espírito de D'us pairava sobre a face das águas" (Gênesis 1:2) e as "águas" são a Torá. Os Tzaddkim estão ligados à Torá, portanto, o espírito principal da vida está com eles.

Quando aquele que está ligado ao Tzaddik faz um longo e profundo suspiro, ele chama o espírito de vida do Tzaddik, que é anexado à Torá, onde o espírito reside. Assim, o Tzaddik é chamado de "o homem que tem o espírito nele" (Números 27:18).
(Likutey Moharan I, 8)
O Poder dos Salmos


Todo mundo quer reverenciar o Nome de D'us, mas as vezes nem são capazes de se arrepender. Às vezes a pessoa não sente nenhuma motivação. Mas mesmo assim ela podem chegar a sua porta única de Teshuvá, mais se ela reverenciar o Nome de D'us sem se arrepender, o portão certamente estará fechado. É por isso que nem todo mundo alcança o arrependimento.

Mas através da recitação Salmos, mesmo aquele que não se sente motivado, pode ser inspirado a se arrepender. Os Salmos podem levá-lo à sua porta única e abri-la, assim, trazê-lo para teshuvá.

Davi era um Tzaddik grande e não tinha pecado, mas D'us o levou para o pecado, a fim de ensina-lo todos os caminhos da teshuvá. O rei Davi foi o primeiro exemplo de teshuvá e seu caminho é estabelecido nos Salmos, que ele escreveu com tal espírito de santidade que todos possam encontrar-se neles e, assim, voltar para D'us.
(Likutey Moharan II, 73)

“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte